Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Theatro 4 de Setembro: Esboço histórico em ato único


A cidade de Teresina nasceu em meados do século XIX para servir de sede para o governo da Província do Piauí, sua construção em si era um espetáculo ousado e arriscado. Com as repartições públicas e seus funcionários estrearam na nova capital as primeiras ousadias artísticas, sendo fomentadas principalmente pela “elite”, com raras exceções.
Já nos fins da década de 1880 era frequente a prática do teatro e manifestações culturais em casas particulares, observando-se a existência de dois teatros: 24 de Janeiro e Concórdia. Porém, a existência desses parecia não suprir os anseios sociais, levando a pressões pela construção de um teatro público (QUEIROZ, 2008. P. 20).
Diante tais reações, em idos de 4 de setembro de 1889 um grupo de senhoras dirigiu-se ao Palácio de Governo para reivindicarem a utilização das verbas de socorros públicos na construção de um novo teatro para Teresina. Com a exigência acatada, a escolha do local tornou-se o problema da vez: uma parcela da sociedade defendia a edificação próxima a praça central – atual praça da bandeira – e outros querendo a “casa do capeta” distante da Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Apesar dos embates, o lançamento da pedra fundamental foi badalado, sendo destacada na imprensa a edificação que ocorreria diante a Praça de Aquidabã – atual Pedro II - como a aproximação do progresso e da civilização. Em mesma solenidade Ildefonso de Sousa Lima discursou, evidenciando a função social do teatro deveria ter:
“Um importantíssimo fato vem encher de júbilo os corações piauienses (...)
Trata-se, senhores (...) a construção de um teatro (...) O que é, porém, o teatro? É, disse-o alguém, uma grande escola que castiga o vício (...) é a grande escola que institui, que aperfeiçoa os costumes, que edifica pelo exemplo, que corrige os desvios da educação. (...) Queremos, portanto, senhores, o teatro, mas o teatro edificante, o teatro onde se combata o vício, se arraigue e exalte a virtude (...) a aversão ao vício, ao crime, a moral pura e sã como a pregou a grande vítima do Gólgota.Eis os meus votos.” (LIMA apud TITO FILHO, 1975. P. 32-35)
Pelas propostas de Ildefonso Lima, legítimo representante de uma parcela da elite, o teatro deveria ser uma escola combativa, em que nele somente se interpretasse os preceitos da moral, assim aperfeiçoando costumes de desviados e incivilizados. Com sua inauguração, em 21 de Abril do ano de 1894, tornou-se vitrine para os hábitos aceitos e prescritos pelos redatores dos jornais de fins do século XIX e início do XX.  Como símbolo dessa civilização e desse progresso do qual a cidade aproximava-se, os frequentadores do espaço deveriam saber se comportar, manterem distanciamento social, serem civilizados, saberem bater palmas na devida hora, pois aplaudir era mais que um feche, era uma arte (QUEIROZ, 1998. P. 19).
O Theatro recebera em suas primeiras décadas diversos grupos artísticos do mundo, lutas de boxe, conferências literárias e políticas, solenidades públicas e a chegada da modernizada, esta materializada nas primeiras projeções de imagens. Na década de 1930, depois de anos de encantamentos que o cinema provocou na sociedade, o local foi arrendado e transformado em Cine-Theatro 4 de Setembro.
O local é uma “testemunha” histórica para os que se voltam para o passado, tomemos como exemplo os meados do século XX, quando eram frequentes as críticas em relação às diversões existentes em Teresina, com os jornalistas não poupando críticas ao único teatro da cidade. Paschoal Carlos Magno, criador do Teatro dos Estudantes do Brasil, durante visita a Teresina, apresentou peças com seu grupo no teatro (TEATRO, 1952. P. 02) e assim adjetivou-o em fevereiro de 1952: parecia um estábulo, com buracos, um inferno.
Mudanças ocorreram em meados do mesmo ano, com uma pequena reforma: mudança do forro, portas, sanitários, e retirada dos camarotes que existiam no segundo piso (CAMPELO, 2001. P. 99). Pequenas mudanças que segundo Açí Campelo ocorreram devido a necessidade de o local acolher uma parte das comemorações do centenário da capital, porém, não podemos atribuir-la simplesmente a tal precisão de abrigo.
A reforma ocorrida não pode ser explicada de forma simplória, devemos enxergá-la nesse âmago dos anseios sociais. Esses reclames sociais pregavam a necessidade de um teatro e uma cidade moderna, educada e higienizada, como destaca Alcides do Nascimento (NASCIMENTO, 2009). A reforma teria sido antes de qualquer coisa, uma resposta para essas críticas.
Já durante o mandato de Alberto Silva (1971-1975) fora proposto a derrubada do velho casarão da Praça de Aquidabã e a construção, no mesmo local de um teatro novo e moderno. Mas em 1973 o Cine retorna a ser Theatro 4 de Setembro, e em novembro do mesmo ano, após abdicada a ideia de demolição, o teatro foi fechado para reforma, vindo a torna-se um dos teatros mais atualizados da época. A reforma era essencial para a modernização e higienização da cidade, tão pedida pelos cronistas locais que achavam-se envergonhados diante olhos atentos dos visitantes (NASCIMENTO, 2007).
Já nos primeiros anos do século XXI o local chegou a ser fechado pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros, devido falhas de segurança e acessibilidade, reabrindo as portas em cinco de junho de 2011, depois dois anos e meio fechado para as adaptações (THEATRO, 2011. P. 17).
.Atualmente o 4 de Setembro ainda é a principal referência para a realização de manifestações artísticas no Piauí, ocorrendo em suas dependências apresentações nacionais e internacionais, festivais anuais de teatro e dança, shows de humor, conferências, palestras, dentre vários outros tipos de eventos.

O Theatro 4 de Setembro adentra na segunda década do século com grande importância cultural, não é somente um casarão antigo, neoclássico, imponente diante a antiga Aquidabã e indispensável para a manutenção da memória local, é essencial para compormos os testemunhos que ajudam na compreensão da história da cidade. Não passou despercebido e onipotente por seu tempo, tornou-se palco para discursos, ideários e projetos, alguns malogrados, mas nem por isso indignos de serem lembrados. Sendo assim, é leviano retratar sua história apenas através da descrição dos eventos nele ocorridos.
O local serviu como passarela para o “civilizado”, e talvez ainda sirva. Foi nas primeiras décadasdo século passado palco de segregação social, e continua separando segundo cabedal, com seus lugares com diversos preços e qualidades que atravessam toda sua história. Na contemporaneidade, produtores culturais fazem das dependências do teatro entraves para o acesso à cultura, com seus ingressos visitando diversas casas de dezenas de reais, proferindo gritos de bárbaros aos que fazem das dependências do Theatro seu campo de extravasamento social. O 4 de Setembro chega aos seus 119 anos como palco privilegiado, escola de costumes excludentes, casa de uma minoria privilegiada em detrimento a outros tantos.

REFERÊNCIAS
CAMPELO, Açí. História do Teatro Piauiense 1858-2000. COMEPI – Companhia Editorial do Piauí – Teresina, 2001. Pág. 99.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do. A IMPRENSA ESCRITA DE TERESINA NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE TERESINA. Pág. 87-109. In: NASCIMENTO, Francisco Alcides do; Monte, Regianny Lima (orgs.). Cidade e Memória – Teresina. PI: EDUFPI / Imperatriz. MA: Ética, 2009.
_______. Cajuína e cristalina: as transformações espaciais vistas pelos cronistas que atuaram nos jornais de Teresina entre 1950 e 1970. Revista Brasileira de História. São Paulo. ANPUH, vol. 27, n° 53, JAN. - JUN., 2007. Pág. 195-205.
QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. As diversões civilizadas em Teresina: 1880-1930. Teresina: FUNDAPI, 2008.
_______. História, literatura, sociabilidades. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1998.
TITO FILHO, Arimatéia. Praça Aquidabã, sem número. Rio de Janeiro. Artenova, 1975.
THEATRO 4 de Setembro de Portas Abertas. Diário do Povo do Piauí. 6 de Julho de 2011. Ano XXIV, n° 9.015, pág. 17.
TEATRO. O Piauí. Teresina. 3 de Fevereiro de 1952, n° 756, pág. 2.




Nenhum comentário:

Postar um comentário