Páginas

domingo, 25 de abril de 2010

A Globo está se globalizando

Com muita alegria trago a tona o que já é sabido de todos.
Nos primeiros textos deste blog tentei apresentar certo ponto de vista: musica independente... Teatro Mágico.
Não de hoje sabemos o quão pouco globalizada a Globo é. O quão influente são as gravadoras (eldorados musicais) em emissoras como a tal.
A pouco Rick Bonadio (produtor de GÊNIOS musicais como Fresno e NX0) protagonizou uma verdadeira guerra fria contra Músicos independentes (Fernando Anitelli, Lenine), onde mesmos não pouparam defesas as suas “ideologias”, ou interesses temporários?
Na noite de 24 de Abril de 2010, sábado, houve na novela “Viver a Vida” da Rede Globo uma participação da Trupe do Teatro Mágico. Muito me estranha tal participação, já que Fernando Anitelli (Teatro Mágico) é um dos principais “opositores” a monopolização da indústria musical. Muito se fala de que o Teatro se vendeu. Não posso ser tão radical, mas me estranha incrivelmente tal participação, não que o TM não seja competente, mas sabemos que não há esse tipo de apoio por parte dos interesses da Emissora Marinho, emissora que é marcada por muitos interesses políticos, pessoais, financeiros e ideológicos, onde tentam manipular a visão do telespectador, que muitas vezes assistem bestializados o que lhes é imposto.
Espero que não seja bem o que parece, até mesmo por que “nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz”.
Espero que o sonho do Teatro Mágico não se apague ou muito menos se venda. Que seja sempre um silêncio ensurdecedor, seja sempre O Teatro Mágico não privatizado.

6 comentários:

  1. Simplesmente achei fantástico a participação do TM. Mas ficou a dúvida.
    De certa forma ponho o dedo em minha ferida, mas tudo está exposto, e chega o momento em que mascara e rosto trocam de lugar.

    "onde está o teatro mágic só para iniciado, onde está o espaço não privatizado" espero ter encontrado a resposta para Gessinger... que a poesia prevaleça.

    ResponderExcluir
  2. adorei a apresentação deles, mais ao mesmo eles ficaram muitos apagados, sabe eles só disseram q era o TM depois q o Maradona ja ia anuciar a abertura so restaurante, ai ficou tipo assim uma apresentação forçada, mais mesmo assim tava d+ eles na globo, adollo TM \O/\O/\O/

    ResponderExcluir
  3. Então, eu fiquei muito feliz de ve-los na tv, falei um pouquinho disso no meu blog. E eu quero que essa coisa boa que é o Teatro Mágico possa alcançar o maior numero de pessoas possiveis. Do contrário, eu estaria indo contra tudo aquilo que o TM traz em sua bagagem. E a tv aberta, apesar de toda sua historia, manipulação, alienação, atingue muito mais pessoas que a internet. Enfim, deixo aqui algumas palavras do nosso querido Anitelli:

    "Participar de um trabalho de Dramaturgia da Globo sem precisar pagar, pedir e ou se vender à qualquer postura é algo fabuloso e corajoso!
    A idéia foi de que o Teatro Mágico se mostrasse como é... o circo, a poesia, a música, a encenação... tudo com muito respeito e dignidade! Não houve a questão "dinheiro" em nenhum momento... (isso é coisa de quem acha que a vida é somente enraizada neste aspecto...)"

    ResponderExcluir
  4. Não Foi a primeira vez que o TM aparece na Rede Globo, e sinceramente acho fantastico o poder que a emissora tem. ela sozinha conseguio colocar na cabeça da grande população que mora em favela, que o nome certo é "comunidade", entre tantas outras coisas que ela consegui empurar goela abaixo, isso é admiravel. Mas é muito mais facil colocar a culta da patronização da burrice das pessoas numa emissora, só que não a vejo como culpada, a culpa é das pessoas... vc cita o NX0 eles fazem sucesso não é por causa (meramente) do produtor tem gente que acha isso bom, é a velha questão de procura e oferta. se tem gente burra então vamos lhes da burrice. a TV Bobo é nomalmente inutil, mas aceitamos tudo sempre muito permissivos. se (sobretudo) nossa geração coprasse coisas de NIVEL* ela iria mudar. ISSO EU NÃO TENHO DUVIDAS.

    ResponderExcluir
  5. não cnsidero a Globo, como responsável pela mudança taxonomica de "favela" para "comunidade", a muito os políticos populistas usaram lemas humanitários (repetido pelas diversas indústrias) para ganhar os "burros", isso desde meados do século passado.
    Realmente eles não fazem sucesso, somente, por causa do produtor, mas ele se torna indispensável em qualquer ramo artístico: como ator já presenciei coisas orrendas, sórdidas. Vinheram para meu estado com a peça "Anatomia Fronzen", ganhadora do melhor prêmio de teatro do país, simplesmente não obtiveram 50% de lotação à 20,00 inteira e 10,00 meia. Veio tbém uma peça ridícula, aonde deram mais importância ao elenco do que ao nome da peça, "Garotos... DE MALHAÇÃO", a 50,00 inteira e 25,00 meia, lotou o teatro com direito a gente pelo lado de fora. Simplesmente força produtiva.

    Esse mudar o cosumo, já há, vejo muitos jovens com gostos que não vejo trazer algum benefícil, mas vejo muitos com gostos bem interessantes e, nesse processo de retomada, nem de cultura ou bom gosto, mas sim bom senso, a musica independente se destaca.

    Enquanto ao TM, realmente me estranha, a Globo é fechada, cada passo é sensurado, espero que não, mas acho que tem muita coisa que ainda não foi dita.

    ResponderExcluir
  6. Bem Rony, é o seguinte, a Globo de fato é fechada, e essa apresentação numa novela das 8 é historica, na minha conçepção é prova de que é possivel a musica livre. A globo tem interesses mercantis, nós sabemos, portanto uma banda se apresentar sem precisar pagar é de fato uma vitoria e tanto, acontece q o mundo não se resume entre bem e mal, aliás nd é de total pleno, a globo é uma emissora alienante? é, o q não impede-a de ter pessoas e programas bons, aliás alguns encontram-se no seu blog. Por um outro lado a globo impõe um modo de vida, e certos costumes,a tati falou da questao de q as babozeiras globais são consequencias do publico, em pequena parte sim de outra não, pense quantas pessoas poderiam conhecer bandas como OTM e não tem acesso a net, ou msm q tenham não encontram algo com o q se identifique, vai ter q ver o q é empurrado, aí entra o q chamo de vitoria da arte, vc usar essa ferramenta quase q ditadorial q é a globo para dinfundir uma ideia oposta a isso, para mim é uma grande vitoria, sim a globo pode estar se globalizando, mas até q ponto?

    ResponderExcluir