Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sciencias a todos os gênero

"...Por que as escolas de sciencias devem ser igualmente comuns a todo gênero de pessoas sem excepção alguma", belas palavras, porém, se desmancham no ar ao sabermos que o pronunciante estaria em época moderna (1686).
Palavras destinadas a um representante português, de um tal d'El-Rei, um explorador e escravocrata que em 1686 destinava  obrigatoriedade dos Jesuítas aceitarem os pardos em suas escolas.
Infelizmente, a palavra do d'El-Rey Pedro, não se fez valer, nem em seu reinado, muito menos em épocas posteriores, em que a grande maioria da população foi excluída das "sciencias".
É destinado, atualmente, à maioria dos brasileiros um ensino miserável, como diria Alcides Nascimento, professor de história do Piauí da UFPI, um ensino "sem vergonha" por parte do poder público.
A educação básica e pública é péssima, a secular desonesta, e a superior dificilmente alcançável por despossuidores de um extenso cabedal.
A constituição é rasgada, assim como os direitos humanos, da criança ou adolescente, do HOMEM que é CIDADÃO.
Infelizmente, as vezes encontro-me a concordar com Gilberto Freyre, falecido e renomado sociólogo brasileiro: quando as leis brasileiras foram promulgadas para serem seguidas a risca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário